terça-feira, 22 de setembro de 2009

Algumas constatações:

Nada nesta vida é estático, quando dispomos nossos esforços no sentido de ampliar os horizontes, galgar degraus, escalar o pico da realização.

Assim, colocaremos neste blog a concretização de ideais, dimensionado por metas e trabalhado etapa a etapa. Nosso trabalho mudou, foi transformado por uma preocupação social: a limitação intelectual do ser humano, presente no meio da sociedade, ignorada por muitos, amada por muitos outros. Sucesso a todos!

Breve relato da metodologia de trabalho - A autonomia como meta educacional.


Hoje, nenhum modelo educativo pode ignorar as características do funcionamento das pessoas que apresentam incapacidades intelectuais, sem considerar a interação destas com o meio.
O trabalho que propomos desenvolver é empenhar-mo-nos no sentido de promover a autonomia das pessoas com deficiência mental, o que supõe o uso de habilidades intelectuais alternativas, ou seja, comportamentos que são compatíveis com a capacidade intelectiva de cada sujeito, em um dado momento e perante um determinado conteúdo.
O interesse pela adaptação ao meio e a valorização dos papeis sociais supõe não apenas a igualdade de oportunidades, mas a igualdade de valor entre as pessoas e, em conseqüência, o desenvolvimento de habilidades, talentos pessoais e papeis sociais compatíveis com o contexto da vida, a cultura e a idade.

Metodologia e material didático

Uma barreira da pessoa com deficiência mental, na conquista de sua autonomia no meio escolar, provém da percepção negativa que ela tem de si mesma. Buscando as saídas para este quadro, as ações do acompanhamento escolar são substituídas por atitudes ativas e modificadoras.
Trabalhando a partir do mesmo material didático da escola que freqüenta o aluno será acompanhado em suas atividades escolares diárias, permitindo ao educador atender às necessidades e assim proporcionar segurança e confiança, que permitem uma adaptação conveniente às tarefas essenciais. e condições favoráveis ao desenvolvimento da autonomia de alunos com deficiência mental.

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