Existe um velho ditado que diz: "Educação vem de berço", e, eu, não discordo disso.A educação pessoal realmente tem inicio dentro de casa e se reflete por toda a vida do individuo. Mas, isso não é uma regra e, portanto, não é imutável. Ou seja, uma pessoa que não aprendeu boas maneiras em sua infancia não será necessariamente mal-educada por toda a sua vida. Não, em absoluto! Tudo é apenas uma questão de bom senso e dedicação. Duduz-se então que a educação é algo que pode ser adquirido no decurso da vida. Por isso, aqueles que nasceram desfavorecidos e nunca tiveram chances de ir à escola podem aprender a usar termos como: "obrigado", "seja bem-vindo", "em que posso ajudar", etc.
Ainda que sua profissão não exija, procure aprender a lidar com o publico, lembre-se que a educação não deve ser apenas com os clientes, mas com os outros funcionários em geral.
Um dos graves problemas que algumas empresas enfrentam é o mau atendimento aos clientes. Há casos de telefonistas mal-educadas, que transmitem informações de forma "curta e grossa". Outra ocorrencia é a de funcionários introvertidos, que não conversam com os clientes, não sorriem, causando uma imagem negativa da empresa, isso só trará prejuízos.
O funcionário inteligente...
Esse profissional deve manter uma conduta que resulte em elogios para a empresa, e nunca motivos para reclamação, pois elas podem representar a principal razão no caso de uma demissão.
A EDUCAÇÃONo tratamento aos clientes é uma técnica muito utilizada em Países do Primeiro Mundo. No Japão, por exemplo, os supermercados, antes de iniciarem o expediente, posicionam alguns funcionários à porta para dar bom-dia e boas-vindas aos clientes. Nas lojas, shoppings ou qualquer outro tipo de empresa, quando o cliente entra pela porta é recebido com um irasshaimasse, que significa " seja bem-vindo".
No Brasil
as empresas brasileiras estão caminhando para a modernidade, e algumas já estão implantando esse sistema de trabalho. Portanto, ser bem educado será, em breve, um requisito básico exigido e avaliado pelas empresas nos exames de seleção. Nunca é tarde para aprender, basta apenas um pouco de boa vontade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário